Lição de hoje: como atravessar uma rua.
Suponhamos a seguinte situação:
Um aluno (que toda a turma 101 sabe quem é) mora defronte à escola, distante 38 metros do portão de entrada.
Para atravessar a rua, o aluno caminha em linha reta. “A menor distância entre dois pontos, numa superfície plana, é uma linha reta” (geometria euclidiana).
Conforme imagem abaixo:
(Google EarthTM Mapping Service: caminho perigoso = 38 metros)
Porém, analisando melhor a imagem de satélite, se vê uma “faixa de segurança”, “faixa de travessia de pedestres”, distante, aproximadamente, 34 metros da casa do aluno.
Vide imagem:
(Google EarthTM Mapping Service: faixa de segurânça = 34 metros)
Constatamos, com isso, que o caminho mais correto para o aluno atravessar a rua, em direção à escola e vice-versa, seria o caminho mostrado pela imagem a seguir, e não o anteriormente utilizado.
Vide imagem:
(Google EarthTM Mapping Service: caminho seguro = 56 metros)
Conclui-se, com isso, que o aluno caminhará 56 metros com o novo caminho. São 18 metros a mais do que o caminho anterior. O trajeto alternativo, porém, é o mais correto, visto que as “faixas de travessia de pedestres” são projetadas para oferecer maior visibilidade e segurança à quem atravessa.
Retomando:
Ensinamento que deve "ficar" desta lição: “Perca um minuto na vida, mas não a vida em um minuto”,
e,
“caminhe alguns metros a mais (18 metros), mas prive pela sua segurança!”.
Abraço,
Prof. Donarte (Geografia).
1 Comments:
eu concordo com o professor! crianças devem atravessar na faixa de segurança SEMPRE =D uhauhauhuhuhuhuhuh
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