sábado, setembro 02, 2006

O rebaixado


Você deve lembrar daquela frase que se usa para decorar os planetas do sistema solar “Minha vó tem muitas jóias só usa no pescoço” ,pois é, já não podemos mais usa-la pois plutão foi rebaixado a planeta anão, dia 24 de agosto de 2006 pela União Astronômica Internacional.
Aqui no Brasil as mudanças nos livros de didático ainda vão demorar um pouco segundo varias pesquisas, só em 2010 plutão estará nos livro como um planeta anão.Em quando 2010 não chega Plutão ainda tem seus últimos minutos como planeta .
Curiosidades sobre esse planeta :
Plutão foi oficialmente chamado de nono planeta do sistema solar em 1930. Ele recebe esse nome pois Plutão na mitologia era um deus romano do submundo.Quando Plutão foi descoberto não se tinha muita informação disponível sobre ele, sendo assim os astrônomos não tinham compreensão de suas características.
Plutão atualmente é o único planeta que nunca fora visitado por sondas.
Sua superfície é composta por 98%de nitrogênio (N2).Também é encontrados lá o metano (CH4) e traços de monóxido de carbono (CO), por isso ele é considerado o planeta anão mais frio do sistema solar, podendo chegar a 230°C negativos.
Clyde Tombaugh foi o descobridor de Plutão e também o primeiro norte-americano a descobrir um planeta o seja podemos dizer que ele foi o primeiro a descobrir um planeta anão.